Os computadores são, cada vez mais, aparelhos de uso quotidiano cuja manipulação requer uma constante actualização. Porque os recursos são cada vez maiores e os softwares surgem a um ritmo alucinante, o Notícias do Nordeste preparou esta secção para lhe dar algumas dicas e pequenos truques que lhe permitirão usufruir com maior eficácia da sua máquina
Com certeza que você, ou um seu familiar, ou um seu amigo, ou um seu conhecido, já fez a montagem de um vídeo e o enviou para o Youtube.
Quando esteve com toda aquela trabalheira que lhe roubou algumas horas que poderia aproveitar para um passeio por este belo e agreste nordeste verificou que o seu vídeo até ficou bonitinho, com cores vivas e boa definição.
Perdeu depois mais de uma hora e quase trina minutos a fazer o upload para os servidores do gigante da internet, o mais conhecido na partilha mundial de vídeos e verificou, quando foi visualizar a sua obra prima, que o vídeo não tinha a qualidade do ficheiro enviado. Estava pouco nítido, com pouca definição…numa palavra: mau.
Bom, a explicação para esta fraca resolução do seu vídeo reside numa opção do Youtube, que compacta ao máximo os arquivos de vídeo recepcionados para que os mesmos possam ser carregados a partir de todo o tipo de ligações, desde as mais lentas às mais rápidas.
Isto era assim até há pouco tempo, agora o Youtube já fornece uma opção de alta definição (HD) para todos os vídeos que tenham um nível de qualidade na origem e assim todos os trabalhos para aqui enviados podem ser vistos com muita melhor qualidade.
Mas enquanto o Youtube não acerta e generaliza a transmissão de vídeos HD, há um pequenino truque que você pode fazer facilmente para melhorar a qualidade de todos os vídeos que se encontram hospedados nos seus servidores.
O truque consiste no acrescento de uma pequena variável de código à URL do vídeo.
Imagine que a URL do seu vídeo é: http://br.youtube.com/watch?v=QpK-mMX6TKU Para ver este vídeo com melhor qualidade basta acrescentar a variável &fmt=18 ao fim do código, o que daria qualquer coisa como isto: http://br.youtube.com/watch?v=QpK-mMX6TKU&fmt=18.
Nada melhor do que exemplificar com estes dois vídeos. O primeiro está numa definição normal do Youtube, o segundo está num valor de Alta Definição Youtube, porque foi acrescentado a variável &fmt=18 ao código da URL.
Veja os dois vídeos em simultâneo, compare e sinta a diferença!