JORNAL ONLINE-REGISTO ERC Nº 125301 - DIRECTOR : LUIS PEREIRA

O Controle Parental no computador Magalhães

Os computadores são, cada vez mais, aparelhos de uso quotidiano cuja manipulação requer uma constante actualização. Porque os recursos são cada vez maiores e os softwares surgem a um ritmo alucinante, o Notícias do Nordeste preparou esta secção para lhe dar algumas dicas e pequenos truques que lhe permitirão usufruir com maior eficácia da sua máquina

NN - publicado quinta-feira, janeiro 15, 2009

            
Começou a chegar o “Magalhães” de forma mais massiva às escolas do 1º Ciclo do Nordeste Transmontano.

O pequeno computador é uma máquina aliciante, mesmo para os mais crescidos, e percebe-se, até para quem nada entende de computadores, que esta é uma máquina bem projectada para o universo dos utilizadores a que se destina.

O computador é bom, robusto e com um atractivo design. Possui dois sistemas operativos, o Windows e o Linux, o que já por si é um dado muito positivo, permitindo que as nossas crianças possam entrar num ou noutro sistema e assim compararem para posteriormente poderem escolher o que mais lhes agrada.

A máquina é entregue aos Encarregados de Educação nas escolas que os filhos frequentam dentro de uma caixa azul de papelão.

Na verdade, o aparelho é entregue a “seco”, sem qualquer explicação de funcionamento, e quando é desembrulhado a primeira coisa que se faz é procurar o manual de utilização. Ora, é a partir daqui que começam os verdadeiros problemas com a utilização deste computador, porque o Magalhães não se faz acompanhar de um manual, um “tutorial”, que explique aos pais as funcionalidades genéricas ou gerais do aparelho e dos diversos softwares e, sobretudo, dos softwares particulares que o integram.

O exemplo mais gritante é o da utilização da internet. A pequena maravilha vem equipada com dois browsers diferentes: o Explorer 7, que surge acoplado ao Windows XP, e o Firefox que está de serviço ao sistema Linux do projecto Caixa Mágica. Mas ambos, quando iniciamos a navegação no Magalhães, estão cheios de restrições. No caso do Exlorer 7 abre apenas vinte sites previamente estabelecidos no pacote de fornecimento do computar, e no caso do Firefox não abre nenhum site, “disparando” uma mensagem que informa o utilizador que o computador tem restrições na utilização da Internet.

Tudo isto é compreensível e até útil; o que é menos compreensível e muito complicado é o facto de não existir informação que acompanhe o aparelho de forma a elucidar os pais das potencialidades de um filtro de controle de navegação que permite a gestão completa da navegabilidade net neste pequeno computador.

Esse filtro chama-se Controle Parental ou Parents Carefree. É a partir dele que nós poderemos regular o acesso dos nossos filhotes à Internet. O programa tem muitas aplicações servindo para bloquear programas e controlar o acesso à net, criar listas de sites permitidos, listas de sites proibidos, controle de acessos, duração de utilização e horários permitidos para a navegabilidade na World Wide Web. No fundo, trata-se de uma potente e utilitária ferramenta que permite dosear com segurança os primeiros contactos dos mais pequenotes com a infindável maravilha de descobrir o mundo pela experiência electrónica.

Portanto, todos os pais que adquiriram o Magalhães e que depois percebem que ele só entra em “meia dúzia de sites”, não se apoquentem porque este computador possibilita e possui todas a potencialidades básicas que existem em qualquer outro computador, basta você configurar o Controle Parental à sua medida.
Vamos lá então a isso?

=
Se você reparar existe no canto inferior direito do ecrã, depois de iniciado o Windows, uma barra com o ícone da letra P em verde. Se clicar nesse ícone com o botão esquerdo do rato, aparece no ecrã uma caixa de diálogo.

=
Escolha a opção que diz “Configuração de directriz”.
Agora vai-lhe aparecer uma outra caixa que lhe pede uma Palavra‐passe de segurança.

=
É esta que permite entrar no programa e fazer as alterações que quisermos, tais como adicionar páginas da Internet, ou bloquear/desbloquear programas instalados no computador Magalhães. A palavra‐passe instalada por omissão é: pte2010 (convém ser substituída por outra na 1.ª utlização). Escreva então pte2010, faça OK e surgir-lhe-á uma janela com uma Configuração base. Se seleccionarmos a Configuração base e clicarmos no botão editar acedemos às configurações de segurança.

=
A partir daqui você pode definir a configuração do filtro dos sites, mails, etc., tendo um absoluto controle do que o seu filho/a pode ou não poder ver.

Por exemplo, se marcar a opção “bloqueia apenas o acesso aos sites da lista de sites proibidos” você tem um acesso integral à Internet. Só não tem acesso aos sites que você seleccionou dentro deste programa como sites proibidos.

Dada a dimensão deste texto, deixo-lhe aqui o guia do controle parental produzido pelo projecto @escolinha e que na minha opinião não está suficientemente divulgado. Aliás este manual devia ser fornecido aos encarregados de educação na hora de entrega do computador. Mas isso não acontece! E como não acontece aqui fica o link onde poderá aceder ao manual. Consulte-o, informe-se e depois opte pela vertente que mais convém ao seu educando.

Clique aqui para consultar o Manual



Publicidade

Últimas Notícias


artigos de informática


web-tv nn em baixa resolução

    This text will be replaced

Vídeos no YouTube

    Loading...