JORNAL ONLINE-REGISTO ERC Nº 125301 - DIRECTOR : LUIS PEREIRA

Windows 7: simplesmente mais rápido!

Os computadores são, cada vez mais, aparelhos de uso quotidiano cuja manipulação requer uma constante actualização. Porque os recursos são cada vez maiores e os softwares surgem a um ritmo alucinante, o Notícias do Nordeste preparou esta secção para lhe dar algumas dicas e pequenos truques que lhe permitirão usufruir com maior eficácia da sua máquina

NN - publicado domingo, dezembro 06, 2009

            
No início do ano,a Microsoft disponibilizou para dowload uma versão de testes do Windows 7, que já foi lançada para substituir o Windows Vista.

A primeira impressão é de simplicidade, pois a instalação é totalmente automática. As únicas informações a fornecer são os dados de região, como idioma, tipo de teclado e também a senha desejada para acesso ao sistema.

Feitas estas configurações, o sistema é carregado. A interface lembra bastante o Windows Vista, com ícones grandes, porém a barra de iniciar está diferente.

O que me chama a atenção é o famoso botão iniciar, que perdeu sua principal característica e praticamente “deixou” de ser um botão. A grande diferença é que, ao passar o mouse sobre os ícones, o iniciar recebe um efeito de cores, enquanto os demais atalhos recebem um contorno que os caracteriza como botões. Ao clicar no iniciar, o menu de contexto que surge é idêntico ao menu do Vista.

Outra mudança, que precisará ser revista pois pode confundir o usuário, é a forma com que o Windows 7 trata a barra de inicialização rápida e os programas por ela abertos.

È evidente que no desempenho a Microsoft quer mudar sua imagem e promete um sistema operacional mais leve e rápido. Durante a CES 2009, feira de tecnologia que foi realizada recentemente nos EUA, a Asus mostrou um netbook - computadores super portáteis, com baixo desempenho – que será vendido com o Windows 7.

A Windows Vista é pesado a ponto de não rodar neste tipo de equipamento, os requisitos mínimos de hardware são superiores aos presentes nos netbooks. Caso o Windows 7 realmente rode neles, será um grande avanço da Microsoft, que vem perdendo terreno para o Linux neste segmento de computadores.

Segundo informações da Microsoft, divulgadas durante a CES, o Windows 7 vai executar tudo que o Vista roda e de forma mais rápida. Eles prometem também que o programa contará com um sistema mais inteligente de gerenciamento de energia, o que garantirá maior autonomia nos portáteis, e por fim, que o Windows 7 será mais estável que a o Vista com Service Pack 1. Se ele vai cumprir tudo isto, só o tempo dirá.

Estas promessas da Microsoft para o seu novo sistema são uma mostra de novos tempos para a companhia. Até hoje, as sucessivas versões do sistema operacional vêm ficando cada vez mais pesadas, exigindo cada vez mais hardware para que o usuário tenha uma experiência satisfatória ao usar o PC.

As constantes reclamações dos usuários quanto à necessidade de hardware, aliadas ao expoente mercado de netbooks certamente fez a empresa repensar o seu sistema.

A preocupação com o desempenho fica evidente ao vermos o novo gerenciador de tarefas, mais complexo, com diversas opções avançadas, como o monitor de recursos, que exibe detalhes do uso do processador, memória, disco e rede.

Application Crash Resiliency – Ferramenta que irá monitorar quando os aplicativos travam, gravando o contexto do sistema que os levou a travar, modificando o contexto de uso para evitar novos travamentos pelo mesmo motivo.



Publicidade

Últimas Notícias


artigos de informática


web-tv nn em baixa resolução

    This text will be replaced

Vídeos no YouTube

    Loading...